sábado, 4 de abril de 2020

Quarentena - dia 14

De tanto minhas filhas assistirem a Frozen (1 e 2), hoje Letícia acordou com uma ideia genial para fazer patins de gelo. Não sei se ela sonhou com isso, mas acordou com o projeto todo articulado. Bastava colocar um sapato, prender uma pedra de gelo com um elástico e pronto! Tudo daria certo! Conclusões do experimento: 1) o gelo derrete; 2) a pedra de gelo quebra sob pressão; 3) o chão fica todo molhado e é necessário secar tudo depois. Eu acho que valeu como uma excelente aprendizagem de tentativa e erro!


Passei um tempo longo na cozinha hoje, para preparar o feijão que, segundo meu marido, o "conquistou pelo estômago". Deve ser por essa fama que meu feijão ganhou que dedico tanto tempo e cuidado e amor ao prepará-lo. Preparo querendo aqueles mesmos elogios do início do namoro, a mesma satisfação ao saboreá-lo. Fato é que, depois de 13 anos, o sabor deve ter perdido o encanto das primeiras vezes. Os elogios ainda chegam. A ênfase é que diminuiu.

A propósito disso, hoje compreendo ainda mais a minha mãe, que cozinhava todos os dias na nossa casa e vivia repetindo que detestava cozinhar. Apesar disso, cozinha muitíssimo bem! Um prato mais delicioso que o outro! Ela cozinhava durante a semana e, nos finais de semana, meu pai ia para a cozinha. Minha mãe conta que casou sem saber preparar um ovo frito, mas meu pai a ensinou. Entendi aquela lenda de que o aprendiz fica melhor que o professor com a minha mãe. Mas a questão é que eu acredito que a insatisfação dela não era cozinhar, mas ter a obrigação de cozinhar todos os dias. Uma coisa é você fazer por prazer, dar uma de "chef" quando dá vontade. Outra coisa é isso ser um compromisso inadiável. Eram seis bocas na minha casa... era muita comida!

A mim, o que incomoda não é cozinhar ou a obrigação de ter de fazê-lo, mas ter que pensar no que fazer, olhar a geladeira, ver o que tem e bolar o cardápio do dia, da semana ou da refeição. Exige muita criatividade, muita pesquisa (eu pesquiso muito no google para ter ideias de receitas) e tempo!

De tarde, estava tão quente que resolvi fazer o recreio das meninas na piscina. Demorou bem mais do que o intervalo normal, mas foi uma diversão refrescante. Até eu resolvi me refrescar e pulei na piscina. Estávamos brincando e nos divertindo, quando o telefone tocou: "Você pode entrar numa reunião agora?". Lógico! Peguei a toalha, me sequei super rapidamente e fui pra frente do computador, prontíssima para a reunião! Logo veio a Manuela, enrolada na toalha, diretamente para o meu colo. Foi a primeira vez que fiz uma reunião com uma criança no colo, que foi apagando, apagando, até dormir! Será que a reunião estava chata?

De noite, mais uma sessão de "Messiah", mais um dia terminando bem e muito mais por vir amanhã!

Um comentário:

Escritos Greice disse...

Essas manas que fazem uma comida deliciosa e não gostam muito de cozinhar ou de ter que pensar no cardápio diário...hehe. Acontece! A mãe adora quando não tem função de cozinha no dia.
Adoramos os patins planejados da Letícia! Muito engenhoso!