segunda-feira, 4 de agosto de 2008

tic tac tic tac tic tac


As pessoas têm mania de estipular tempo para tudo – e acreditam que você deva planejar a sua vida de acordo com o tempo delas. Mesmo os tempos que, a princípio, não havia como mudar, mudam. Não são mais necessários nove meses para uma gestação. Sete já estão de bom tamanho! Antes você precisaria viver sete anos para poder chegar à escola. Agora, seu filho mal chegou ao mundo e já se vê em uma escolinha. Até para preparar um bolo você teria que dispor de pelo menos uma hora e meia. Mas agora, se usar seu microondas, poderá degustar o mesmo bolo em cerca de 15 minutinhos.


E assim é com os relacionamentos. Se você tem 14 ou 15 anos, a parentada pergunta se já não está na hora de namorar. Você namora. Lá pelos 30, pressionam quanto tempo mais você vai esperar para casar. Com 18, está grandinho demais para ainda não estar trabalhando. Por volta dos 50, lhe perguntam quando irá se aposentar.


Se está solteiro, está em tempo de namorar. Se namora, está em tempo de casar. Se casa, está em tempo de ter filhos. Se tem um filho, está em tempo de dar um irmão para ele. Se deu um irmão... Ih! Será que já está em tempo de separar?!


Você resolve ficar um tempo com alguém para só então morar junto. É o tempo certo, não é? Não, não é. Passou tempo demais. Aí você resolve ser rápido, não perder muito tempo. Vão chamar você de inconseqüente. Mal conhece a pessoa!


A questão é que o tempo não é relativo apenas para Einstein. É assim para todo o mundo. Para você, para mim. Quer saber? Não tenho tempo para pensar no tempo ideal dos outros. O meu tempo é agora.

Nenhum comentário: